Dicas para trabalhar home office

O cenário mundial levou muitas pessoas a encontrar uma nova maneira de ser ativo no mercado de trabalho e o sistema de Home Office foi essa opção. Uma grande parte das pessoas migrou de um sistema linear no qual quase tudo era realizado presencialmente para o serviço remoto/online e descobriram algumas vantagens nesse seguimento, a mais apontada é o fato de economizar horas  normalmente perdidas no deslocamento de casa ao trabalho e os gastos mensais com transporte, por exemplo.

Por outro lado, pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas que ainda não se adaptaram a esse modelo. Além disso, existem alguns fatores em casa que podem contribuir à distrações,  um exemplo é o fato das crianças estarem integralmente em casa e nesse caso,  é importante esclarecer para elas que este agora é seu local de trabalho, se você explicar com carinho com certeza elas compreenderão.

Outra questão é a dificuldade em separar as estações, lembre-se o seu trabalho apenas foi transferido de lugar, mas as responsabilidades com sua rotina e produtividade mantém-se igual, claro que de maneira mais flexível, pois terá oportunidade no decorrer de seu expediente agregar valores qualitativos e isso oferecerá sem dúvida resultados muito melhores, que abordaremos adiante.

Estruture seu ambiente de trabalho

Conforto e produtividade caminham de mãos dadas e para isso, é necessário planejamento quanto a estrutura física escolhida para a realização de suas atividades.

A primeira coisa à pensar é escolher  um local apropriado   preferencialmente que esse ambiente seja silencioso, e bem iluminados a luz natural colabora para um ambiente arejado.

Evite aparelho de televisão, redes sociais como whatsapp, facebook

Decore o local com plantas ou flores elas também proporcionam  uma energia  positiva ao local além de ser acolhedor. O segundo passo é a escolha dos móveis como mesa, estantes para organização, cadeira, apoio para os pés se possível etc. O item de maior  importância é a escolha da cadeira, porque é nela passará várias horas do dia enquanto trabalha. Por isso, escolha um modelo confortável e que se ajuste a seu corpo de maneira a não ocasionar possíveis lesões

Produtividade e Otimização de tempo

A maior dificuldade do trabalho remoto é  indisciplina, por isso é importante dispor de um tempo na organização de uma lista de tarefas, esse procedimento otimiza seu tempo e contribui no aumento de sua produtividade.

Faça uma lista das atividades à ser realizada da mais importante à menos importante,

Mantenha o foco em cada uma delas e evite distração

Procure inserir intervalos durante seu expediente para evitar desgaste mental e físico. Para ajudar existem métodos que poderão ser aplicados no dia a dia e o mais utilizado é a técnica Pomodoro aqui é apenas uma sugestão cada pessoa irá adequar a sua realidade.

Esse método ajuda na qualidade e produtividade diariamente, seja para estudos ou trabalho.  O pomodoro clássico dividi o período ao longo do dia em intervalos de 25 minutos, ou seja, trabalha 25 e descansa 15 minutos, ou 50 minutos direto e descansa 15minutos ou ainda 4 rodadas 30 minutos com intervalos de 10minutos e na 5 rodada um intervalo maior de 20 minutos.

 Lembre-se, quando mencionamos “parar” é de fato dar aquele tempo para seu corpo, mente e especialmente sua visão, isso irá ao logo do tempo ser prejudicial então se permita e veja o que pode ser feito nesses  intervalos.

Levante alongue os membros superiores, inferiores especialmente as articulações como mãos, cotovelos, joelhos com esses pequenos cuidados evitará problemas futuros como  coluna , ler, torcicolos ou em outras partes do seu corpo.

Vá ao banheiro, beba bastante água

Use esse momento para espairecer e tentar relaxar, ouvir uma musica, ou até uma meditação breve

Além disso, evite passar muitas horas com o olhar fixado à tela, poderá ocasionar dores de cabeça, entre outros problemas. Por isso, invista nessas pausas de modo a evitar problemas futuros e melhorar sua produtividade.

Estabeleça uma carga horária de trabalho e procure cumpri-la.

Sua jornada chegou ao fim? Levante-se desligue tudo  vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa.  Não se torne refém do trabalho dentro da própria casa. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às seis da tarde, levante da cadeira às seis da tarde e vá fazer alguma outra coisa da vida.

Êurenì RS Pálma – terapeuta e facilitadora florais de Bach pela Healingherbs Inglaterra

Compartilhe com os amigos:

5 1 voto
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x