Qual o caminho para o equilíbrio em momentos de COVID19? - Plenitude Corpo e Mente

Qual o caminho para o equilíbrio em momentos de COVID19?

Estamos num momento delicado, talvez nunca vivido antes pela nossa geração e isto está causando muita preocupação, insegurança, medos levando pessoas ao pânico. Medidas preventivas de segurança devem ser mantidas como a higiene diária, uma boa alimentação e repouso, mas especialmente, devemos ter o cuidado com  a saúde emocional e psicológica. Quando damos espaço para estes sentimentos manifestar nossa imunidade física e emocional é afetada diretamente  e justamente isto que não podemos deixar acontecer.

E o que fazer em momentos como este principalmente pelo fato de estarmos confinados em casa?

Algumas sugestões de pequenas ações proativas poderão contribuir neste momento:

  • Desenvolva sua criatividade, elabore brincadeiras lúdicas para as crianças, isto irá ajudar a manter sua  mente limpa se libertando da sobrecarga mental e aproveitando  a ociosidade de forma proativa com a família,
  • Leia aquele livro empoeirado deixado na estante;
  • Procure ficar menos frente a televisão para minimizar um pouco a ansiedade e preocupação;
  • O que acha de organizar aquela gaveta que há tanto vem incomodando ou simplesmente não faça nada, mais procure manter a mente e as emoções  em estado harmônico;
  • Aproveite e faça aquela chamada de vídeo para seus parentes distantes, principalmente os idosos que estão neste momento impossibilitados de entrar em contato direto com você e os netos, eles ficarão felizes e acolhidos, pois a solidão pode levar a depressão

Atitudes como estas poderão contribuir para a saúde emocional e psicológica, porque  ao manter a  mente focada com ações prazerosas renova  a energia e o estado de ânimo.

Frente ao cenário manifestado, acredito que esta é uma pausa para reflexão, repensar padrões manifestados há tempos e procurar transformá-los, agir coletivamente, colocar nosso lado solidário em prática, e somos bons nisso! Mas às vezes deixamos de lado e agora temos a oportunidade de ressignificar  tudo isto, para quando  acalmar iniciarmos o ciclo com padrões renovados.

Vamos nos unir e contribuir para o bem maior à todos, este vírus veio talvez com este objetivo, claro não estou minimizando o problema apenas refletindo sobre o cenário com outra perspectiva. Em 1918 o mundo passou por uma pandemia grave a “Gripe Espanhola”, e com certeza nossos antepassados sofreram  por  não ter a estrutura que temos hoje ,  mais será que a lição de casa foi feita corretamente?

Façamos a diferença nessa existência, deixando de lado o egoísmo e colocar em prática o amor a empatia, compaixão e o autocuidado  começando por nós e estendendo aos parentes , amigos e aquela pessoa mesmo desconhecida , ai sim creio que estaremos iniciando um novo caminho.

Escrito por  : Êurenì RS Pálma – Professora e Terapeuta Florais de Bach

Imagem de truthseeker08 por Pixabay