Florais de Bach

Dr. Bach, médico inglês, patologista, bacteriologista, homeopata nasceu na Inglaterra em 24 de Setembro de 1886 e faleceu no dia 27 de Novembro de 1936, em sua caminhada procurava um sistema de cura que fosse delicado e inofensivo. Observou que o mesmo tratamento para as mesmas doenças funcionava para uns e outros não, havia algo mais profundo, possivelmente as características individuais e as personalidades poderiam influenciar nos resultados de cada doença, desta forma, decidiu buscar na natureza plantas que pudessem auxiliar no equilíbrio emocional de cada indivíduo.

Dr. Bach defendeu a idéia que para um corpo saudável, temos que nos atentar ao princípio de tudo – a união de Corpo, Mente e Alma, pois não basta apenas tratar os sintomas de uma doença e sim, descobrir sua causa e segundo ele , a cura de nossas enfermidades está dentro de cada um de nós, para tanto, devemos transformar o ódio, orgulho, egoísmo em amor ao próximo, compaixão e serenidade!

As essências florais são extratos líquidos obtidos a partir de flores silvestres que auxiliam o indivíduo no equilíbrio de suas emoções e na solução de conflitos internos, despertando a consciência a respeito de si e de sua própria personalidade, podendo assim, ter a independência de modificar seu estado de ânimo que faz parte da natureza humana. É um sistema formado por 38 essências e mais um composto emergencial, Rescue Remedy indicada para várias situações como: depressão,baixa estima, insônia,compulsões ,impaciência, irritabilidade, dificuldade de atenção,medos,pânico entre outras queixas.

Qualquer pessoa poderá se beneficiar deste tratamento sem ocorrer qualquer efeito colateral e podendo ser associado a qualquer outro tratamento. No caso de gestante, bebês e diabéticos administramos 5% de conservante ou apenas água mineral.

Ao indicar os Florais devemos orientar nosso cliente, que este sistema atua no campo das emoções e não físicas. Cada essência refere-se a uma determinada emoção e por este motivo a quantidade de essências deve ser administrada com cautela, pois a utilização de muitas essências ao mesmo tempo, poderá gerar um desconforto e a pessoa não terá condições de lidar com estas emoções de uma única vez.

O resultado difere de pessoa para pessoa, é um tratamento de médio à longo prazo mais no primeiro mês de tratamento a pessoa já percebe modificações sutis e conforme a terapia avança e o cliente assume a responsabilidade de sua cura, pois naturalmente aspectos emocionais começam a se harmonizar. Na verdade, a vida ira continuar exatamente da mesma forma, floral não resolve problemas financeiros, amorosos, familiares, ele auxilia a pessoa a ver e entender a vida de outra maneira porque auxilia no clareamento mental, conduz a pessoa à uma ampliação de consciência propiciando uma transformação interior e consequentemente tudo que esta fora passará a ter um outro significado.

Precisamos ter em mente, que a fundamentação deste sistema para Dr. Edward Bach, se baseia na premissa de que devemos tratar o cliente conforme seu estado interior, de acordo com seu caráter e individualidade. O sintoma ou a doença é apenas um sinal de que algo está ocorrendo de maneira inadequada ao temperamento desta pessoa, e cabe ao terapeuta, orientar de maneira clara sem julgamento, preconceito ou domínio. Devemos salientar, que o tratamento com Florais de Bach não substitui o tratamento médico mais o complementa e de maneira alguma temos autorização de suspender qualquer tratamento que o cliente estiver realizando no momento, o médico é a pessoa responsável para a suspensão de seus medicamentos.

Inserida em 2007 dentro das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, recebendo o código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões e ligado ao Ministério do Trabalho e ao IBGE.

Os florais foram classificados de acordo com sua descoberta da seguinte forma:

  • Tratar a personalidade – (caráter básico) do indivíduo;
  • Estados crônicos – seja ele físico e/ou emocional;
  • As reações diante das dificuldades do dia a dia;
  • Causas emergências com a utilização do Rescue Remedy.

Possíveis reações no inicio do tratamento:

  • Alívio dos sintomas, sensação de alegria e confiança interior,aumento da percepção sensorial,mais necessidade de dormir, necessidade de beber mais líquidos, intensificação dos sonhos, capacidade de identificar e interpretar padrões de comportamento.

Beneficios após um período prolongado:

  • Atitude mental mais positiva, expressão facial mais suave iluminada, personalidade mais segura e confiante, autoestima mais elevada;
  • Comportamento natural e espontâneo;
  • Amor próprio e aos semelhantes;
  • Tendência a esclarecer situações mal resolvidas;
  • Maior consciência de seus erros e acertos; aceitação e compreensão das imperfeições alheias;
  • Maior facilidade para perdoar;
  • Outras terapias passam a apresentar melhores resultados.

“A doença tem por objetivo, trazer a personalidade de volta à vontade Divina da Alma; desse modo podemos ver que é tanto prevenível quanto evitável, uma vez que se pudermos compreender por nós mesmos os erros que estamos cometendo, e corrigi-los por meios espirituais e mentais, não haveria necessidade da severa lição do sofrimento”

Edward Bach

Eureni R. Palma – Professora e terapeuta / especialista em atendimento à crianças, bêbes, adolescentes ,idosos e gestantes.
Contato: (16) 3116-7794 / WhatsApp 99767-2125

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *